top of page

Iniciação

 

Caros amigos amantes das aves em geral, bom dia.Esta a começar a epoca de criação de exóticos (Setembro) para alguns já que uns dizem que é nesta altura que começa a primavera no hemisferio sul, local de onde são originaria a maior parte das especies que criamos, outros por seu lado só começam em Fevereiro. qualquer das 2 serve.

Quero com isto tudo deixar aqui a minha opinião para que possa ajudar, quem quer começar este hobby da criação de passarinhos de pequeno porte.

  • Pesquisa ver sem medo blogues e sites de criadores frequentar foruns sobre o assunto, perguntar sem medo as duvidas que te surgem, depois tentar vizitar pelo menos 1 criador pessoalmente, e nessa conversa a aprendizagem será concerteza muito mais rica. 

  • O Local de criação (garangem, varanda, quarto, ect..) Ã‰ muito importante que seja tenha ventilação, se não for natural tem de ser mecanica ( por ecemplo:redes mosquiteiras ou ventoinhas) o quanto possivel sussegago, com boa iluminação, abrigado de correntes de ar e náo convem ter luz a noite toda, como por exemplo perto de lojas com reclames publicitários

  • Instalações, estuda bem as gaiolas que tem toda a conviniencia serem todas iguais, ganha-se espaço e fica mais arrumado e menos confuso, bebedouros iguais, já nos ninhos acho que se pode variar um pouco pois as vezes os resultados são diferentes, mas se tiveres uns que começem a dar bons resultador opta por esses, de preferencia lavaveis e em numero superior as gaiolas para se poderem mudar a cada postura, quando é possivel.

  • . Matrizes (casais criadores):Custa o mesmo criar o barato do que o caro, mas se a tua bolsa não dá começa pelo mais barato, e depois tenta comprar aves melhores, os resultados obviamente estão ligados a esse investimento inicial, pode começar por baixo, como eu fiz, que fiz muitas asneiras e depois de 1 ou 2 anos de criação começas a perceber mais umas coisas, e a ganhar experiencia e então apostas um pouco mais a serio. Convêm comprar sempre que possivel a criadores, que confies e consigas ver se não são irmão, começa pelas mutações ancestrais e não entres em loucuras demasiadas. nas calmas dá mais goso.

  • Quarentena: O que é isto? É um periodo de tempo em que as aves novas no teu exótil devem premanecer juntas e separadas do teu plantel (casais reprodutores e crias) fazer os tratamentos de desparatização interna e externa e se quiseres ficar mais seguro podes sempre fazer uma recolha das fezes para analise e só depois fazeres o tratamento indicado pelo veterinário. Isto quando confias no criador a quem compras-te podes passar, mas faz sempre. lembra-te que os passarinhos levam pelo menos 1 mês a habituarem-se as novas instalações

  • Higiene: procura manter o local de criação, gaiolas, ninhos, comedouros constantemente limpos. Banhos duas vezes por semana, mesmo na época de criação também é muito bom, alias a banheira deve estar nos ultimos dias de choco. Tenta ter  em dobro, ninhos, comedouros e grades, para facilitar a troca.

  • Prevenção: muito de fala nisto e é aqui que se fazem por vezes as maiores asneiras, e enche-se os passarinhos de quimicos sem controle nenhum, o correto a fazer antes da epoca de criação, deve-se recolher amostras das fezes dos casais, levar ao veterinário e esperara pelo seu veredicto, seguir as indicações e prescrições que ele aconselhar.

  • Acasalamento: convêm dar uma olhadela nos calculadores geneticos, se os ouver é claro, para veres o que estas a querer juntas vai das as crias que queres, alguns não são aconselhados, pois os resltados podem ser aves mais fracas, fazer registro desses acasalamentos, numeros de anilhas anos mutações, que pode ser informatico ou em papel, eu uso um caderno feito por mim onde controlo desde o numero da anilha ao dinheiro que gasto em materiais, expos tudo

  • Alimentação: deve ser de boa qualidade, infelizmente as marcas nacionais ainda não vi nenhuma que me dê confiança soficiente, mas já há por ai algumas mais ou memos, eu uso PETCUP profissional mas quando não tenho ou não consigo arranjar oriento-me com a Ribeiros, casa Galrão exprimentei mas nunca mais, mas sempre é preferivel do que nada.

  • Manejo: Os pássaros devem ser tratados logo pela manhã, se náo for possivel antes do anoitecer. Quando com crias convêm mesmo ser logo ao amanecer, pois os pais tratam dos filhotes logo no início do dia. Papas húmidas ou secas, convêm ter sempre uma seca disponivel nos comedouros e acrescentar uma húmida 2 ou 3 vezes por semana, e não deixar ficar de um dia par ao outro. O fundo da gaiola deve ter rede, mas aqui depende da especie exótica pois ha umas que convêm mesmo é contacto com terra. Para o fundo da gaiola podes usar, areia da praia, tarolo de milho, arreia dos gatos (exprimentei e estou a gostar e até é perfumada) jornal? há quem não aconselhe por causa dos quimicos das tintas, mas eles ate ninho fazem com as tiras do jornal.

  • Amas de criação, as amas de criação não são obrigatóriamente os bengalins, podem ate ser aqueles casais mais fraquinhos que compras-te ao inicio e que com 2 ou 3 anos ja criam muito bem.e no caso de algum casal ter problemas nurante a fase de choco/criação então podes otpar por elas, mas não o faças por sistema perde a piada, os bengalins tratam de todos por igual, os mandarins já só criam 1 especie, mas em caso nenhum deves juntar ovos ou crias de mandarins com outras especies de exóticos, eu já crie bengalins com babettes e desde então ficaram um casal a criar 5 estrelas, parece que aprenderam.

  •  Separação/ desmame: aqui depende de especie para especie, quando nos mandarins anda a volta dos 45 dias já nos goulds e estrelas eu não arrisco antes dos 60, e mesmo assim convem ve-los a comer, por espigas de painço, e depois passa-los para gaiolas normais com as mesmas espigas muitos comedouros e bebedouros e de preferencia comedouros de chão. Ai devem ficar entre 1 a 2 semanas depois se já conseguires identificar os sexos devem ir para voadoras grandes para ganharem corpo, mas convêm ficarem separados por sexo, principalmente nos mandarins que são um pouco mais agressivos e mais faceis de detetar o sexo, no caso dos gould podem ficar todos juntos sem grandes problemas, mas sempre comedouros e bebedouros com fartura, banheira todos os dias para os belos dos banhos.

  • Preparação para as exposições:Existem gaiolas próprias para o efeito as quais eles deve estar habituados, não te esqueças que num concurso só conta o tempo que o passarinho esta a frente do juiz e se ele tiver assustado ou com medo e não for par o poleiro é logo penalizado

bottom of page